Sabia? Em Singapura, todos se tornam doadores de órgãos aos 21 anos. Quem decide não participar perde a prioridade e vai para o fim da fila se um dia precisar de um transplante

Em Singapura, todos os cidadãos e residentes permanentes são automaticamente incluídos no programa de doação de órgãos assim que atingem os 21 anos. A única forma de não participar é manifestar formalmente a vontade de ser excluído.

Essa abordagem é parte da Lei de Transplante de Órgãos Humanos, conhecida como HOTA, que visa aumentar o número de doadores e, consequentemente, diminuir as longas filas por transplantes. Curiosamente, quem opta por não fazer parte do sistema pode ter sua prioridade reduzida caso precise de um órgão no futuro.

Essa política singular de Singapura frequentemente provoca discussões nas redes sociais, pois adota um modelo oposto ao de muitos outros países, onde a doação é uma escolha ativa, e não a norma.

Mais lidas

Leia também