Descubra a razão por trás do possível aumento na contribuição para idosos e doentes.
Você sabia que a Alemanha está considerando elevar de 4,2% para 4,3% a dedução salarial para indivíduos sem filhos? O objetivo é financiar os cuidados de idosos e pessoas com doenças crônicas no país. Essa taxa já é aplicada a quase 90% dos trabalhadores alemães.
Essa medida reflete uma preocupação crescente: em 2024, 20% da população alemã tinha 67 anos ou mais, uma parcela que deve alcançar 25% até 2035. Além disso, a geração que agora se aposenta é a maior que o país já viu, pressionando ainda mais o sistema previdenciário. Atualmente, para cada 100 pessoas em idade produtiva, já existem 33 aposentados.
Por trás dessa proposta, há também um estímulo para que os cidadãos tenham mais filhos. A taxa de natalidade alemã é de apenas 1,38 filho por mulher, um número significativamente inferior aos 2,1 necessários para garantir a reposição populacional. A iniciativa busca, portanto, endereçar tanto o desafio demográfico quanto o financiamento da assistência social.
